QUER SABER?

Como ocorrem as cáries... 
 

Os microrganismos que vivem em nossas bocas, as bactérias, fixam-se aos dentes formando uma camada muito fina chamada placa bacteriana.

A placa bacteriana alimenta-se principalmente do açúcar que ingerimos com os alimentos e, quando não é removida periodicamente, desenvolve-se bastante. Como resultado da metabolização (digestão) do açúcar, a placa bacteriana produz ácidos que vão destruindo os dentes, num processo bastante lento.

A destruição do dente causando uma cavidade (buraco) é conhecida como cárie.

Abaixo estão descritas as etapas de evolução da cárie:

 

Etapas do Desenvolvimento da Cárie

Placa Bacteriana - A placa bacteriana desenvolve-se após a ingestão de alimentos, principalmente aqueles que contém açúcar. É uma fina camada que pode ser removida (desorganizada) pela escovação e uso do fio dental.

incipienteCárie Incipiente - A Cárie Incipiente ou Mancha Branca aparece no estágio inicial da cárie, antes que se forme uma cavidade (buraco) propriamente dita. Neste estágio a cárie pode ser remineralizada sem restauração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

esmalteCárie de Esmalte - Quando o ácido produzido pelas bactérias dissolve o esmalte dos dentes provocando uma pequena cavidade temos a cárie de esmalte. Até este estágio a cárie não causa nenhuma dor.

 

 

 

 

 

 

 

dentinaCárie de Dentina - Após ultrapassar o esmalte (que é bastante duro) a cárie avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor.

 

 

 

 

 

 

 

 

popularInfecção Pulpar / Abcesso - Em um último estágio, a cárie evolui até alcançar totalmente a polpa, causando muita dor e podendo originar abcessos (bolsas de pus) no tecido ósseo abaixo da raiz do dente. Neste estágio é necessário o tratamento de canal.

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
   
Clínica Lyra - Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico Dr. Fernando Lyra - CROSP: 27.425  
HOME  |  CLÍNICA ESPECIALIZADA  |   QUEM SOMOS  |   EQUIPE  |  VÍDEOS  |  QUER SABER?  |   CONTATO