AIDS e o Dentista

Existe risco de o paciente se infectar com o vírus da AIDS durante o  tratamento odontológico?
- Não, desde que os instrumentos utilizados tenham sido esterilizados corretamente.

O vírus HIV é mais difícil de ser destruído que microorganismos causadores de outras doenças?
- Não.  Ele é facilmente inativado.  O treponema pallidum , causador da sífilis, e o HBV, causador  da hepatite B, são bem mais resistentes.

Quais os cuidados que o cirurgião dentista deve tomar para evitar o contágio?
- Além   da   esterilização   dos   instrumentos, eliminar,    após    cada    paciente,    os    materiais descartáveis  como  agulha,   tubetes   anestésicos, luvas,  pontas  de  sugador  de  saliva  e lâminas de bisturi.

E as brocas, como devem ser esterilizadas?
- Elas devem ser lavadas e desinfetadas em soluções de glutaraldeído ou, preferencialmente, esterilizadas em estufa de calor seco.

Através do exame bucal, o dentista pode suspeitar que o paciente tem AIDS?
- Sim, pois existem várias doenças na boca Que   ocorrem   freqüentemente   em   pacientes HIV positivos.

O dentista pode recusar-se a atender um paciente soropositivo para HIV?
- Legalmente o dentista pode recusar-se a atender qualquer paciente.  Porém, eticamente, ele tem a obrigação de atender o paciente com AIDS em situações emergênciais e de encaminhá-lo a um profissional capacitado , caso julgue necessário.

O paciente HIV positivo deve informar ao dentista a sua condição?
- Sim, pois sendo este um paciente imunodeprimido, alguns cuidados devem ser tomados com esse paciente no decorrer do tratamento.

O dentista pode solicitar o exame anti-HIV?
- Sim,  desde que o paciente concorde e tenha o conhecimento dessa solicitação .

Quem corre mais riscos de contaminação no consultório dentário: o dentista ou o paciente?
- Embora o risco de contaminação seja mínimo, o dentista, por estar em contato com os fluídos que contém o vírus, como o sangue e a saliva, está mais sujeito à contaminação.

O dentista deve usar um par de luvas novas a cada paciente?
- Sim pois a luva é considerada um material descartável, portanto, deve ser eliminado após cada atendimento.